CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PRÉ-ESCOLA

- "Leitura" de mundo, da sala de aula, do meio ambiente e das coisas de casa.
- Constituição do vocabulário-base desta leitura.
- Apresentação e exploração da "mesa" da escrita livre respeitando a evolução e fases da escrita como processo de descoberta.
- Exploração do calendário vivo-leitura e identificação dos códigos que o representam.
- Montagem das elaborações dos relatórios das crianças sobre os projetos-conteúdos e experiências culinárias e científicas.
- Seleção e apresentação inicial do vocabulário básico para análise na Classe de Alfabetização. (mais ou menos dez palavras).
- Apresentação das vogais: som básico com associações contextualizadas.
- Explorações com interpretações plásticas de leituras literárias.
- Apresentação de pré-nome.
10º - Exploração de leituras simples (de situações rotineiras, experiências científicas, culinárias e emocionais assim como palavras frases destas contextualizações).
11º - Explorações rítmicas de parlendas, travas línguas e músicas folclóricas ou não.
12º - Se o envolvimento da turma com o processo de leitura o permitir, fazer a estruturação e diagramação de textos simples a partir da utilização espontânea nos exercícios e leituras diárias.
13º - Exploração e fixação sistemática das palavras e vogais lançadas.

:. MATEMÁTICA

Iniciação aos conceitos de:

* Cor
* Forma
* Tamanho
* Semelhanças - Diferenças - Detalhes
* Noções Topológicas (formas geométricas simples)
* Espessura e Largura
* Posições (localização)
* Direções
* Seqüências
* Quantidades simples até 10

Introduzindo como projetos:

* Espaços
* Corpo humano

Noções conceituais básicas de:

* Tamanho
* Semelhanças - Diferenças - Detalhes
* Noções Topológicas (formas geométricas simples)

Lançamento

- Tempo

* Dia (na aplicação viva do calendário)
* Semana (na aplicação viva do calendário)
* Horas inteiras (noções práticas na rotina)
* ½ horas (noções práticas na rotina)

- Construção da noção dos números naturais até 9
- Relação de ordem (antes, depois e entre)
- Amplificação e conhecimentos de símbolos matemáticos
- Introdução preparatória para soma
- Introdução preparatória para subtração
- Idéia de:

* Metro
* Litro
* Quilo

Explorar por meio de experiências

:. CIÊNCIAS

Introdução:

* O corpo - partes do corpo
* Aproveitamento lançamento do pré-nome
* Os sentidos - Higiene e Saúde

Lançamento

- Características familiares
- Desenvolvimento físico (o crescer de cada um)
- Os animais (noções gerais): Domésticos
- Noções dos tipos e suas caracterizações
- Hábitos de higiene de acordo com as habilidades da idade

:. HISTÓRIA E GEOGRAFIA

- Idéia dos primeiros núcleos básicos sociais

* O grupo de sala
* A família
* A escola

- As relações sociais:

* Autonomia
* Independência
* Regras comuns
* Atividades obrigatórias

- Relação homem - animais domésticos:

* Cuidados
* Utilidade
* Afeto

- Profissões que estejam ligadas ao desenvolvimento da faixa etária:

* Empregada
* Motorista
* Guarda de Trânsito
* Professor
* Porteiro e etc.

- O tempo:

* Frio
* Calor

- Datas comemorativas e eventos

* Carnaval
* Páscoa
* Dia das Mães
* Meio ambiente
* Festas juninas
* Dia dos Pais
* Dia dos Professores
* Aniversário da Escola
* Fest-Livro
* Natal

Preceitos que devem reger a exploração de todo e qualquer conteúdo desenvolvido

- A exploração dos conteúdos deve ser sempre apresentada com os desafios e curiosidades.
- A relação com a vida é uma interação intensa e naturalmente contextualizada com os fatos, situações do dia-a-dia da criança.
- São passos básicos que operacionam a compreensão do conteúdo-conhecimento: exploração, observação, associação, comparação, descoberta, transcendência, compreensão, assimilação e conclusão.
- A graduação de complexidade das informações e conteúdos deve respeitar os estágios de desenvolvimento infantil, promovendo sempre o êxito nos resultados por etapas vivenciadas.
- A evidência dos resultados alcançados pela criança deve ser sempre centrada nos acertos.
- A sistematização dos conteúdos é feita por jogos específicos, representações gráficas-plásticas, painéis, relatos, construções com sucatas, exercícios e leituras.
- Promover ao aluno o pensar e o agir com autonomia e livre expressão gráfico-plásticas.
- Observar o desempenho de cada aluno nas atividades individuais e de grupo, esclarecendo suas dúvidas, apoiando nos seus passos.
- Considerar o ritmo, as condições emocionais de cada criança como se fosse o principal gesto do seu desenvolvimento e processo de aprendizagem.
10º - Aproveitar as situações de emergências da vida e programações culturais como atividades ao programa.

© 2014   Criado por INDI.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço