CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DO 7º ANO

ARTES


1º TRIMESTRE

MITOLOGIA GREGA
O fazer teatral: comédia X tragédia.
Máscaras: Gregas
Venezianas
Africanas
Comédia Dell'Arte.

Fabricação das mesmas com atadura gessada e aplicação criativa de um dos estilos acima mencionados. Baile de máscaras no Carnaval.

- Concepções estéticas
- O Naturalismo na Arte Grega
- A estética medieval e a estilização.
- O Naturalismo renascentista.
- A Estética Romântica Debate e Questionário
- Arte Etrusca (Romana)
- Arte Bizantina {Arquitetura, cerâmica, escultura, mosaicos}
- Arte Gótica
- Arte Pré-Colombiana

Confecção de mosaico e cerâmica. Ao longo do trimestre será confeccionado um Diário de Registros.

2º TRIMESTRE

*Arte Gótica
*Inicio do Renascimento italiano: Giotto.
*Renascimento Florentino: Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo. Pinturas com diversas técnicas. {tempera sobre madeira, "guache reinventado"}
Desenhos de figura humana - Anatomia.

Renascimento Holandês: Jan van Eyck e a invenção da tinta a óleo.
Pieter Bruegel, Albrecht Durer
Pinturas com diversas técnicas. {tinta a óleo, pigmentos naturais}
Técnicas de Gravura.
Ao longo do trimestre será confeccionado um Diário de Registros.

3º TRIMESTRE

A Arte no Brasil Colonial. Albert Echout.
Missão Artística Francesa: Debret e Rugendas.
Desenho de observação e memória.
Ilustração cientifica.
Pintura documental.

FESTLIVRO
Ao longo do trimestre será confeccionado um Diário de Registros.


CIÊNCIAS

1º TRIMESTRE

• Conceito de vida
• Características dos seres vivos
• Teoria celular
• Biodiversidade
• Classificação dos seres vivos
• Nomenclatura binominal
• Os cinco reinos (características gerais)
• Origem da vida

Animais vertebrados:
• Peixes
• Anfíbios
• Répteis
• Aves
• Mamíferos

2º TRIMESTRE

Animais invertebrados:
• Poríferos
• Cnidários
• Platelmintos
• Nematelmintos
• Moluscos
• Anelídeos
• Artrópodes
• Equinodermos
• Ecossistemas marinhos e terrestres
• Biomas
• Regiões dos mares e oceanos

3º TRIMESTRE

• Vírus
• Moneras
• Protistas
• Fungos

Plantas:
• Características gerais
• Fotossíntese, respiração, transpiração
• Algas pluricelulares
• Briófitas
• Pteridófitas
• Gimnospermas
• Angiospermas
• Plantas do cerrado
• Desmatamento
• Controle biológico


EDUCAÇÃO FÍSICA

Jogos: Baseados no movimento (Situações Problemas) {1º, 2º e 3º Trimestre} Aspectos cognitivo, afetivo e social
Ex. Cognitivo: Raciocínio Rápido
Ex. Afetivo: Solidariedade
Ex. Social: Interação

Temas Transversais: Abordagem de acordo com o desenvolver dos projetos. Noções de Corporeidade {1º Trimestre}
Postura Correta {1º Trimestre}
Sistema Esquelético (Osteologia) {1º Trimestre}
Articulações {1º Trimestre}
Estrutura Muscular {1º Trimestre}
Alimentação {2º Trimestre}
Suplementação {2º Trimestre}
Efeitos Ergogênicos de substâncias anabólicas {3º Trimestre}
Atividade Física e Meio ambiente (Relatividade) {3º Trimestre}
Atividades Aeróbicas e Anaeróbicas {3º Trimestre}
Como se escolhe uma sub-sede para a realização de uma copa do mundo (sugestão) {3º Trimestre}
Atividades Desportivas Futsal {2º Trimestre}
Basquete {1º e 3º Trimestre}
Handebol {1º Trimestre}
Voleibol {2º e 3º Trimestre}
Atletismo {2º Trimestre}
Xadrez {3º Trimestre}
Adaptados (Paraolímpicos) {2º Trimestre}
Ginástica Olímpica {3º Trimestre}

Obs 1. Será feito um rodízio mensal das atividades desportivas para assimilação e acomodação dos fundamentos aprendidos, finalizando com o jogo propriamente dito de cada modalidade.

Obs 2. Cada Turma será submetida as atividades de acordo com o seu grau evolutivo e maturacional: Desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.

Obs 3. Os jogos serão desenvolvidos durante todo o ano letivo para desenvolvimento global do aluno.


GEOGRAFIA

1º TRIMESTRE

1. Revisão de conceitos aprendidos no 5º ano

2. Colonização do Brasil e reflexos na construção do espaço geográfico e nas relações sociais
2.1. Primeiros habitantes – índios
2.2. Colonizadores – europeus
2.3. Relação entre índios e europeus
2.4. Situação indígena hoje

3. Brasil, um gigante de contrastes
3.1. Caracterização Geral do Brasil
3.2. Aspectos físicos, sociais, econômicos, culturais e políticos
3.3. Diferentes Regionalizações do Brasil

4. Domínios morfo climáticos
4.1. Amazônia
4.2. Cerrado
4.3. Caatinga
4.4. Pradarias
4.5. Araucárias
4.6. Mares e dos morros
4.7. Faixas de transição

2º TRIMESTRE

1. Biodiversidade e ambientalismo

2. População brasileira
2.1. Distribuição no espaço
2.2. Estrutura etária
2.3. Indicadores socioeconômicos
2.4. Migrações

3. Espaço urbano
3.1. Urbanização no Brasil
3.2. Metrópoles
3.3. Impactos Ambientais

4. Espaço rural
4.1. Estrutura fundiária
4.2. Conflitos de terra
4.3. Reforma Agrária: MST

3º TRIMESTRE

1. Região Centro-Oeste
1.1. Aspectos Físicos
1.2. Aspectos Econômicos
1.3. Aspectos Culturais
1.4. Distrito Federal

2. Região Norte
2.1. Aspectos Físicos
2.2. Aspectos Econômicos
2.3. Aspectos Culturais

3. Região Nordeste
3.1. Aspectos Físicos
3.2. Aspectos Econômicos
3.3. Aspectos Culturais

4. Região Sul
4.1. Aspectos Físicos
4.2. Aspectos Econômicos
4.3. Aspectos Culturais

5. Região Sudeste
5.1. Aspectos Físicos
5.2. Aspectos Econômicos
5.3. Aspectos Culturais


HISTÓRIA

1º TRIMESTRE

• A Europa Medieval e o Oriente
• A Idade Média Europeia e as diferentes fases do feudalismo
• O papel da Igreja na Idade Média e a sua relação com as cruzadas
• O Império bizantino e suas principais características
• Os árabes e o islamismo
• Expansão marítima e comercial europeia
• Fortalecimento do poder dos reis nas monarquias europeias

2º TRIMESTRE

• As grandes navegações: seus perigos reais e imaginários, a navegação portuguesa e a concorrência espanhola.
• As civilizações pré-colombianas: Astecas, Maias e Incas
• Colonização Europeia na América, mostrando especificamente a colonização portuguesa
• O Renascimento: contexto, expansão e principais artistas

3º TRIMESTRE

• Reforma e Contra-Reforma
• Absolutismo: formação das monarquias absolutas
• Mercantilismo: princípios e países mercantilistas
• A chegada dos portugueses ao continente americano
• A organização colonial no Brasil: capitanias hereditárias, governo geral, o monopólio português
• Cana de açúcar: grande propriedade e trabalho escravo
• A escravidão africana na América


MATEMÁTICA – ÁLGEBRA


1º TRIMESTRE

Unidade 1: Potências e raízes
1. Potência de um número racional;
2. Propriedades da potenciação;
3. Números quadrados perfeitos.

Unidade 2: O conjunto dos números inteiros
1. A ideia de números inteiros;
2. O conjunto dos números inteiros;
3. Módulo de um número inteiro;
4. Comparação de números inteiros;
5. Adição de números inteiros;
6. Subtração de números inteiros;
7. Adição algébrica;
8. Multiplicação de números inteiros;
9. Divisão de números inteiros;
10. Potenciação de números inteiros;
11. Raiz quadrada exata de um número inteiro;
12. Expressões numéricas.

Unidade 3: O conjunto dos números racionais
1. O conjunto dos números racionais;
2. A reta numérica;
3. Adição algébrica de números racionais;
4. Multiplicação de números racionais;
5. Divisão de números racionais;
6. Potenciação de números racionais;
7. Raiz quadrada exata de números racionais;
8. Estudo das médias.

2º TRIMESTRE

Unidade 4: Estudando as equações
1. Igualdade;
2. Equações;
3. Conjunto universo e conjunto solução de uma equação;
4. Equações equivalentes;
5. Equação do 1º grau com uma incógnita;
6. Usando equações na resolução de problemas;
7. Equações do 1º grau com duas incógnitas;
8. Sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas.

Unidade 5: Estudando as inequações
1. Desigualdade;
2. Inequação;
3. Inequação do 1º grau com uma incógnita.

Unidade 6: Estudando os ângulos 1.
O ângulo e seus elementos;
2. Medida de um ângulo;
3. Operações com medidas de ângulos;
4. Ângulos consecutivos e ângulos adjacentes;
5. Bissetriz de um ângulo;
6. Ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso;
7. Ângulos complementares e ângulos suplementares;
8. Ângulos opostos pelo vértice.

3º TRIMESTRE

Unidade 7: Estudando triângulos e quadriláteros
1. Reconhecendo triângulos;
2. Uma relação entre as medidas dos ângulos internos de um triângulo;
3. Reconhecendo quadriláteros;
4. Uma relação entre as medidas dos ângulos internos de um quadrilátero.

Unidade 8: Razões e proporções
1. Razão;
2. Algumas razões especiais;
3. Proporção;
4. Propriedade fundamental das proporções;
5. Outras propriedades das proporções.

Unidade 9: Grandezas proporcionais
1. Números direta e inversamente proporcionais;
2. Regra de três simples;
3. Regra de três composta.

Unidade 9: Porcentagem
1. Porcentagem.


MATEMÁTICA – DESENHO GEOMÉTRICO

1º TRIMESTRE

• Unidade 1 – Assuntos básicos
• Unidade 2 – Triângulos
• Unidade 3 – Pontos singulares de um triângulo

2º TRIMESTRE

• Unidade 4 – Quadrilátero
• Unidade 5 – Circunferência
• Unidade 6 – Polígonos Regulares

3º TRIMESTRE

• Unidade 7 – Concordância
• Unidade 8 – Traçado de Ovais
• Unidade 9 – Traçado de falsas espirais


INGLÊS NIVEL 1

1º TRIMESTRE

• apresentar-se e cumprimentar
• identificar objetos escolares
• falar e escrever o alfabeto, números cardinais até 20, dias da semana e cores
• identificar membros da família, países e nacionalidades
• usar o verbo TO BE, pronomes pessoais e artigos indefinidos (A/AN)

2º TRIMESTRE

• descrever aposentos, mobílias e prédios públicos
• reconhecer o verbo CAN como forma de pedir permissão
• reconhecer o uso dos quantificadores SOME/ANY
• falar e escrever números cardinais até 1000 e ordinais até 99
• usar pronomes demonstrativos no singular (THIS/THAT) e o ´S como genitivo
• perguntar e responder sobre horas usando o formato analógico e digital
• usar WHAT?, WHO? HOW? HOW MANY? WHERE?

3º TRIMESTRE

• descrever posses usando o verbo TO HAVE
• descrever gostos e atividades de lazer
• identificar verbos de ação relacionados a atividades escolares e de lazer
• reconhecer DO e DOES como auxiliares das formas interrogativa e negativa no presente simples

INGLÊS NIVEL 2

1º TRIMESTRE

• descrever rotinas, frequências de atividades usar o presente continuo
• usar pronomes e adjetivos interrogativos
• descrever e compreender informações sobre habilidades
• reconhecer verbos de ação
• identificar animais, sensações físicas, sentimentos e vocabulário para vestuário
• usar CAN para habilidade

2º TRIMESTRE

• usar verbos de ação
• usar verbos para descrever rotina, usar o PRESENTE SIMPLES e o PRESENTE CONTÍNUO
• identificar e usar vocabulário referente à bebida e comida
• identificar e usar substantivos contáveis e incontáveis
• descrever pessoas e falar das partes do corpo
• identificar pronomes possessivos no singular e plural
• uso de How much e How many

3º TRIMESTRE

• compreender e usar estrutura para ações em desenvolvimento
• compreender e usar estrutura para expressar rotinas
• identificar roupas, partes da casa
• identificar alimentos e bebidas
• discutir sobre diferenças culturais em diferentes países sobre hábitos e rotinas familiares

INGLÊS NIVEL 3

1º TRIMESTRE

• compreender descrições físicas e de personalidade de pessoas
• reconhecer SHOULD para expressar obrigação e proibição
• compreender as formas LET e WOULD LIKE para expressar sugestões
• reconhecer situações de compras e o uso do dinheiro e “mesadas” identificar diferentes formas do presente progressivo & presente contínuo
• identificar esportes & hobbies & transportes
• usar vocabulário específico para falar de aparência física

2º TRIMESTRE

• relembrar o presente progressivo para expressar ações em desenvolvimento
• compreender e reconhecer formas de se expressar o futuro com o presente progressivo, GOING TO e WILL
• expressar sugestões com LET´S, WHY DON´T WE, SHOULD, I WANT TO
• identificar e usar vocabulário sobre previsão do tempo, partes do corpo e verbos de ação
• usar pronomes possessivos

3º TRIMESTRE

• compreender e identificar situações de comparação de fatos usando o comparativo
• compreender e identificar situações de comparação de fatos usando o superlativo
• identificar e usar adjetivos
• reconhecer e usar TOO / ENOUGH
• compreender vocabulário de características geográficas e pontos cardeais

INGLÊS NIVEL 4

1º TRIMESTRE

• compreender e expressar ações no PRESENT PERFECT
• usar GOING TO / WILL (planos futuros e oferecimentos)
• identificar e usar expressões adverbiais que expressam tempo
• reconhecer os quantificadores A LOT OF / LOTS OF / PLENTY / A FEW / A LITTLE

2º TRIMESTRE

• usar adjetivos que expressem sentimentos
• compreender PASSADO PROGRESSIVO x PASSADO SIMPLES
• compreender o uso dos pronomes reflexivos
• recordar e expandir o uso de expressões de comparação e de descrição física.

3º TRIMESTRE

• identificar e usar SHOUL / SHOULDN’T
• usar os tempos presente e passado, simples e progressivo.
• praticar Advérbios
• usar vocabulário especifico

INGLÊS NIVEL 5

1º TRIMESTRE

• expressar ações rotineiras no PRESENTE SIMPLES e CONTÌNUO
• usar vocabulário para falar sobre hobbies, mobiliário, & profissões e trabalho
• relatar fatos passados
• expressar-se sobre tecnología e meios de transporte

2º TRIMESTRE

• compreender e usar COMPARATIVOS e SUPERLATIVOS
• reconhecer o uso WILL e GOING TO & MAY e MIGHT
• usar advérbios e expressões que acompanham o presente perfeito: EVER, NEVER, JUST, ALREADY, YET, FOR, SINCE
• identificar quando se usa o passado simples ou o presente perfeito

3º TRIMESTRE

• compreender o que são situações condicionais
• identificar e usar o conector IF para apresentar condições e resultados
• identificar e usar o primeiro condicional
• reconhecer e aplicar estruturas de confirmação em diferentes tempos verbais (question tags)
• usar formas diferentes de se fazer pedidos e solicitações


LITERATURA

OBJETIVOS

1. Promover o gosto pela leitura.
2. Estimular o hábito da leitura.
3. Desenvolver estratégias e habilidades de leitura.
4. Desenvolver a familiaridade com os padrões da norma culta.
5. Conhecer as demais variações linguísticas inseridas em seus respectivos contextos.
6. Ampliar o universo vocabular.
7. Desenvolver habilidades de interpretação e estudo de texto.
8. Viabilizar tempo para a leitura por fruição, inserindo espaço próprio na grade horária semanalmente.
9. Desenvolver estratégias diversificadas de leitura e proporcionar o reconhecimento dos diferentes gêneros textuais.
10. Criar a biblioteca de sala de aula com acervo variado que contemple diferentes gêneros e temas.
11. Desenvolver hábitos de cuidado com as obras.
12. Proporcionar atividades variadas que promovam a leitura em seus diferentes aspectos e funções.
13. Estimular a leitura por fruição, objetivando desenvolver o gosto pela leitura e o hábito de ler.
14. Proporcionar ao 9ºano a oportunidade de contato com todos os títulos literários obrigatórios para o PAS - 1ª etapa.
15. Introduzir os principais conceitos, contexto histórico, obras e autores das escolas literárias para o 9º ano.

ATIVIDADES

* Inserir na grade horária atividades de leitura em sala. Estas atividades poderão ter um objetivo específico ou apenas o de proporcionar um momento para ao ler por ler, prazerosamente.

* Realizar atividades que promovam a troca de informações, impressões e reflexões literárias, tais como:
* Mural com os 10 melhores livros do mês, indicados pelos alunos e com suas respectivas sinopses;
* Sarau literário com troca de livros; comentários, indicações, novidades etc.
* Certificação dos alunos que obtiveram um maior número de livros lidos no trimestre.
* Elaborar tabela com o nome dos alunos e com suas dicas de leitura.
* Elaborar tabela com o nome dos livros da biblioteca de sala e com espaço para que os alunos os classifiquem como ótimo, bom, médio, ruim. Essa classificação poderá ser feita por cores, pintando quadrinhos.
* Destinar alguns minutos em aulas eventuais para a leitura de uma pequena história, escolhida pelo professor, ou dos capítulos de uma pequena obra.
* Eventualmente realizar a leitura do primeiro capítulo de uma obra, objetivando despertar a curiosidade para a leitura do resto da história.
* Ler notícias interessantes de jornais e revistas com o simples intuito de trocar informações e criar o gosto por periódicos.
* Criar mural com curiosidades sobre assuntos diversos, notícias importantes, informações sobre autores, obras, eventos culturais relacionados à literatura etc.
* Realizar atividades em grupo para apresentar um mesmo livro lido por todos os integrantes, determinar suas características de estilo, relação da obra com a realidade, perfil de personagens etc.
* Elaborar maneiras diversificadas de apresentar a leitura do livro, fugindo da cobrança por meio de “fichas de leitura”, tais como: histórias em quadrinhos, fantoches, recortes de imagens em revistas para montar um resumo da obra por meio de colagem, poemas, músicas, reportagem (TV), desenhos, dramatização etc.
* Fomentar debates sobre a temática de determinado livro, ou sobre a atitude de determinado personagem, estimulando a elaboração de opiniões críticas e desenvolvendo habilidades de expressão oral. Criar ambiente de tribunal com juiz, júri, estabelecer sentença de culpa ou inocência de determinado personagem.
* Realizar eventos que incentivem a leitura, tais como: encontros literários, hora do conto, exposições, entrevistas com autores, palestras, oficinas, gincanas literárias entre outros.


PORTUGUÊS


OBJETIVOS GERAIS

O curso de Língua Portuguesa propõe-se a estimular no aluno o interesse em explorar os diferentes tipos de linguagem por meio de um trabalho apoiado na leitura de textos e livros de autores representativos da cultura contemporânea em seus mais diferentes gêneros. Busca promover uma reflexão sobre a língua que possibilite o alargamento dos horizontes que definem a formação de leitores competentes.

A disciplina possui uma abordagem gramatical apoiada no estudo da linguística e da análise do discurso, promovendo a adequação vocabular necessária a diferentes contextos. Possui como estratégia cognitiva a criação de situações concretas de interação discursiva e o desenvolvimento de projetos pedagogicamente estruturados que incentivem a efetiva participação do aluno-sujeito no processo de construção do conhecimento, tendo como perspectiva a língua como instrumento de interação social.

1º TRIMESTRE

Interpretação de texto:
• Variedades textuais.

Gramática:
• Verbo;
• Advérbio;
• Preposição;
• Conjunção;
• Interjeição;
• Pontuação;
• Ortografia.

Produção de Texto:
• O mito;
• Narração;
• Poema/ Prosa;
• Poesia: lírica e crítica social;
• Soneto;
• Carta ao leitor;
• Tiras;
• Anúncio;
• Diálogo;
• E-mail;
• Entrevista.

2º TRIMESTRE

Interpretação de Texto:
• Variedades textuais.

Produção de Texto:
• Texto de campanha comunitária;
• Argumentação oral e escrita;
• Descrição;
• Diário;
• Debate;
• Anúncio classificado;
• Notícia;
• Manual;

Gramática:
• Revisão das classes gramaticais;
• Sujeito e Predicado;
• Verbos de Ligação;
• Predicativo do Sujeito e do objeto;
• Transitividade Verbal;
• Objeto direto e objeto indireto;
• Função dos pronomes pessoais: oblíquos e retos;
• Pontuação;
• Acento diferencial;
• Ortografia.

3º TRIMESTRE

Interpretação de Texto:
• Variedades textuais.

Gramática:
• Tipos de sujeito;
• Tipos de Predicado;
• Adjunto Adnominal;
• Adjunto Adverbial;
• Transitividade verbal;
• Pontuação;
• Ortografia;

Produção de Texto:
• Produção de textos de aventura, medo e terror;
• Dissertação;
• Discurso;
• Monólogo;
• Conto;
• Pesquisa;
• Resumo;
• Humor;
• Charge.


VIVÊNCIA POLÍTICA SOCIAL

1º TRIMESTRE

Os diferentes modos de conhecer
- Conhecimento popular e conhecimento científico;
- O pensamento mítico, religioso, filosófico e científico;
- Os mitos e a formação do pensamento.

2º TRIMESTRE

O conhecimento do mundo e de nós mesmos
- Quem sou eu? Quem é o outro?
- Construção da identidade
- Relações de amizade e respeito.

3º TRIMESTRE

Valores Morais
- Diferença entre ética e moral
- O que são códigos de leis
- As diferentes leis e os costumes das sociedades

© 2014   Criado por INDI.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço