CONTEUDO PROGRAMÁTICO ANUAL DO 8º ANO

ARTES

1º TRIMESTRE

Criar na arte e na vida.
Arte Barroca Europeia.
Caravaggio, Van Dyck, Bernini (escultura), Rembrandt, Vermeer, Diego Vèlazquez.
Esculturas em argila e gesso.
Experimentação de diferentes qualidades de tintas nas composições em pintura.
Ao longo do trimestre será confeccionado um Diário de Registros.

2º TRIMESTRE

Arte Barroca Brasileira
Pintura e Arquitetura.
Grandes Mestres do Barroco Brasileiro: Aleijadinho e Mestre Ataíde.
O Neoclassicismo e o Romantismo na Europa e Brasil.
Pintores: Willian Turner, Ingres, Goya, Gèricault, Delacroix e Coubert. Composição com textura.
Bordado

3º TRIMESTRE

-Transição do séc. XIX para o séc. XX - engajamento no Industrialismo. *Vanguardas Artísticas e suas vertentes: Expressionismo (1905 - 1930); Fauvismo (1905 - 07); Cubismo (1907 - 1914); Futurismo (1909 - 16); Dada (1916 - 21) {Pop Art e Op Art}
-Grafite
-Experimentações estéticas (Sucata, reciclagem, exploração de técnicas criativas)
-Ao longo do trimestre será confeccionado um Diário de Registros.
- FESTLIVRO


CIÊNCIAS

1º TRIMESTRE

• Introdução à citologia: partes da célula, tipos de célula, organelas citoplasmáticas, divisão celular
• Níveis de organização do ser humano
• Funções vitais
• Evolução
• Nutrição: ênfase na boa alimentação
• Classificação dos alimentos
• Sistema digestório
• Distúrbios alimentares

2º TRIMESTRE

• Sistema respiratório
• Sistema circulatório
• Sistema excretor
• Sistema urinário
• Sistema locomotor
• Sentidos
• Sistema nervoso
• Drogas

3º TRIMESTRE

• Sistema endócrino
• Sistema reprodutor
• Educação sexual (cuidados na adolescência, prevenção, gravidez indesejada, gravidez na adolescência, aborto)
• Desenvolvimento embrionário
• Métodos contraceptivos
• Hereditariedade
• Biotecnologia


EDUCAÇÃO FÍSICA

Jogos: Baseados no movimento (Situações Problemas) {1º, 2º e 3º Trimestre}
Aspectos cognitivo, afetivo e social
Ex. Cognitivo: Raciocínio Rápido
Ex. Afetivo: Solidariedade
Ex. Social: Interação

Temas Transversais: Abordagem de acordo com o desenvolver dos projetos.
Noções de Corporeidade {1º Trimestre}
Postura Correta {1º Trimestre}
Sistema Esquelético (Osteologia) {1º Trimestre}
Articulações {1º Trimestre}
Estrutura Muscular {1º Trimestre}
Alimentação {2º Trimestre}
Suplementação {2º Trimestre}
Efeitos Ergogênicos de substâncias anabólicas {3º Trimestre}
Atividade Física e Meio ambiente (Relatividade) {3º Trimestre}
Atividades Aeróbicas e Anaeróbicas {3º Trimestre}
Como se escolhe uma sub-sede para a realização de uma copa do mundo (sugestão) {3º Trimestre}

Atividades Desportivas
Futsal {2º Trimestre}
Basquete {1º e 3º Trimestre}
Handebol {1º Trimestre}
Voleibol {2º e 3º Trimestre}
Atletismo {2º Trimestre}
Xadrez {3º Trimestre}
Adaptados (Paraolímpicos) {2º Trimestre}
Ginástica Olímpica {3º Trimestre}

Obs 1. Será feito um rodízio mensal das atividades desportivas para assimilação e acomodação dos fundamentos aprendidos, finalizando com o jogo propriamente dito de cada modalidade.

Obs 2. Cada Turma será submetida as atividades de acordo com o seu grau evolutivo e maturacional: Desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.

Obs 3. Os jogos serão desenvolvidos durante todo o ano letivo para desenvolvimento global do aluno.


GEOGRAFIA

1º TRIMESTRE

1. Revisão de conceitos aprendidos no 7º ano

2. Organização do espaço mundial
2.1. Processos de colonização: povoamento e exploração
2.2. Divisões do mundo: países desenvolvidos e subdesenvolvidos e em desenvolvimento; países do norte e países do sul; Primeiro, Segundo e Terceiro mundo.

3. América Latina
3.1. Caracterização: localização geográfica, aspectos físicos, demográficos, culturais, econômicos e políticos
3.2. Regionalização da América Latina: América do Sul, América Central e México

4. América do Sul e suas peculiaridades
4.1. Países andinos: Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru, Equador e Chile 4.2. Países platinos: Argentina, Uruguai, Paraguai
4.3. Brasil
4.4. Guianas e Suriname
4.5. Mercosul

2º TRIMESTRE

1. América Central
1.1. Países do istmo
1.2. Antilhas
1.3. Ilhas do Caribe
1.4. Cuba

2. África
2.1. Heranças do período colonial
2.2. Aspectos Físicos
2.3. Problemas ambientais
2.4. Regionalização
2.5. Caracterização econômica, política, social, demográfica, cultural e contextualização no cenário internacional.
2.6. Migrações africanas em direção ao continente europeu

3º TRIMESTRE

1. Ásia
1.1. Caracterização: diversidade física e cultural
1.2. Regionalização: critérios econômicos e físicos
1.3. Aspectos econômicos: petróleo, turismo, agropecuária e mineração

2. Antártida
2.1. Caracterização geral: aspectos culturais, políticos, econômicos, físicos e demográficos
2.2. Contextualização internacional

3. Revisão do conteúdo do ano


LITERATURA

Objetivos:
1. Promover o gosto pela leitura.
2. Estimular o hábito da leitura.
3. Desenvolver estratégias e habilidades de leitura.
4. Desenvolver a familiaridade com os padrões da norma culta.
5. Conhecer as demais variações lingüísticas inseridas em seus respectivos contextos.
6. Ampliar o universo vocabular.
7. Desenvolver habilidades de interpretação e estudo de texto.
8. Viabilizar tempo para a leitura por fruição, inserindo espaço próprio na grade horária semanalmente.
9. Desenvolver estratégias diversificadas de leitura e proporcionar o reconhecimento dos diferentes gêneros textuais.
10. Criar a biblioteca de sala de aula com acervo variado que contemple diferentes gêneros e temas.
11. Desenvolver hábitos de cuidado com as obras.
12. Proporcionar atividades variadas que promovam a leitura em seus diferentes aspectos e funções.
13. Estimular a leitura por fruição, objetivando desenvolver o gosto pela leitura e o hábito de ler.
14. Proporcionar às 8ª séries a oportunidade de contato com todos os títulos literários obrigatórios para o PAS - 1ª etapa.
15. Introduzir os principais conceitos, contexto histórico, obras e autores das escolas literárias para a 8ª série.

Atividades:
• Inserir na grade horária atividades de leitura em sala. Estas atividades poderão ter um objetivo específico ou apenas o de proporcionar um momento para ao ler por ler, prazerosamente.

• Realizar atividades que promovam a troca de informações, impressões e reflexões literárias, tais como:
* Mural com os 10 melhores livros do mês, indicados pelos alunos e com suas respectivas sinopses;
* Sarau literário com troca de livros; comentários, indicações, novidades etc.
* Certificação dos alunos que obtiveram um maior número de livros lidos no trimestre.
* Elaborar tabela com o nome dos alunos e com suas dicas de leitura.
* Elaborar tabela com o nome dos livros da biblioteca de sala e com espaço para que os alunos os classifiquem como ótimo, bom, médio, ruim. Essa classificação poderá ser feita por cores, pintando quadrinhos.
* Destinar alguns minutos em aulas eventuais para a leitura de uma pequena história, escolhida pelo professor, ou dos capítulos de uma pequena obra.
* Eventualmente realizar a leitura do primeiro capítulo de uma obra, objetivando despertar a curiosidade para a leitura do resto da história.
* Ler notícias interessantes de jornais e revistas com o simples intuito de trocar informações e criar o gosto por periódicos.
* Criar mural com curiosidades sobre assuntos diversos, notícias importantes, informações sobre autores, obras, eventos culturais relacionados à literatura etc.
* Realizar atividades em grupo para apresentar um mesmo livro lido por todos os integrantes, determinar suas características de estilo, relação da obra com a realidade, perfil de personagens etc.
* Elaborar maneiras diversificadas de apresentar a leitura do livro, fugindo da cobrança por meio de “fichas de leitura”, tais como: histórias em quadrinhos, fantoches, recortes de imagens em revistas para montar um resumo da obra por meio de colagem, poemas, músicas, reportagem (TV), desenhos, dramatização etc.
* Fomentar debates sobre a temática de determinado livro, ou sobre a atitude de determinado personagem, estimulando a elaboração de opiniões críticas e desenvolvendo habilidades de expressão oral. Criar ambiente de tribunal com juiz, júri, estabelecer sentença de culpa ou inocência de determinado personagem.
* Realizar eventos que incentivem a leitura, tais como: encontros literários, hora do conto, exposições, entrevistas com autores, palestras, oficinas, gincanas literárias entre outros.

Metodologia:
Cada turma possuirá uma biblioteca de sala composta por um acervo que compreenderá quatro vezes o número de alunos da turma. Este acervo será montado por meio de indicações literárias efetuados pela professora de literatura.
Cada aluno deverá adquirir 4 livros, que serão divididos em 2 kits, contendo 2 títulos em cada kit. O primeiro kit deverá ser adquirido no início do 1º semestre e o segundo, ao término do 1º semestre, possibilitando assim a renovação dos títulos no meio do ano letivo.
Todos os alunos terão direito de retirar para leitura, sem ônus algum, qualquer título disponível na biblioteca de sala e permanecer com ele pelo prazo de 20 dias, podendo solicitar a renovação do prazo uma única vez por mais 10 dias.
O controle dos empréstimos, prazos e devoluções ficará sob responsabilidade dos bibliotecários de sala, eleitos por votação da turma, e da professora.
O aluno que perder ou danificar algum livro ficará comprometido em restituir um novo e igual exemplar.


MATEMÁTICA - ÁLGEBRA

1º TRIMESTRE

Unidade 1: Os números reais
1. Raiz quadrada exata de um número racional;
2. Raiz quadrada aproximada de um número racional;
3. Os números racionais e sua representação decimal;
4. Os números irracionais;
5. Os números reais.

Unidade 2: Introdução ao cálculo algébrico
1. O uso de letras para representar números;
2. Expressões algébricas ou literais;
3. Valor numérico de uma expressão algébrica;
4. Uma consideração importante.

Unidade 3: Estudo dos polinômios
1. Monômio ou termo algébrico;
2. Polinômio;
3. Os produtos notáveis;
4. Fatorando polinômios;
5. Cálculo do M.M.C. de polinômios.

Unidade 4: Estudo das frações algébricas
1. Fração algébrica;
2. Simplificação das frações algébricas;
3. Adição e subtração de frações algébricas;
4. Multiplicação e divisão de frações algébricas.

2º TRIMESTRE

Unidade 5: Equações do 1º grau com uma incógnita
1. Equações do 1º grau com uma incógnita;
2. Equação fracionária do 1º grau com uma incógnita;
3. Equações literais do 1º grau na incógnita x.

Unidade 6: Porcentagem e juro simples
1. Porcentagem;
2. Juro simples.

Unidade 8: Geometria
1. Introdução;
2. A reta;
3. Ângulos.

Unidade 9: Ângulos formados por duas retas paralelas com uma transversal
1. Reta transversal;
2. Ângulos correspondentes;
3. Ângulos alternos;
4. Ângulos colaterais.

3º TRIMESTRE

Unidade 10: Polígonos
1. O polígono e seus elementos;
2. Perímetro de um polígono;
3. Diagonais de um polígono;
4. Ângulos de um polígono convexo;
5. Ângulo de um polígono regular.

Unidade 11: Estudo dos triângulos
1. Elementos de um triângulo;
2. Condição de existência de um triângulo;
3. Os ângulos no triângulo;
4. Classificação dos triângulos;
5. Altura, mediana e bissetriz de um triângulo;
6. Congruência de triângulos;
7. Propriedades do triângulo isósceles e do triângulo equilátero.

Unidade 12: Estudo dos Quadriláteros
1. O quadrilátero e seus elementos;
2. Os paralelogramos;
3. Os trapézios.

Unidade 13: Estudando a circunferência e o círculo
8. A circunferência;
9. O Circulo;
10. Posições relativas de uma reta e uma circunferência;
11. Posições relativas de duas circunferências;
12. Arco de circunferência e Ângulo central;
13. Ângulos inscritos;
14. Ângulos cujos vértices não pertencem à circunferência.


MATEMÁTICA – DESENHO GEOMÉTRICO

1º TRIMESTRE

• Unidade 1 – Construções fundamentais
• Unidade 2 – Operações com segmentos de reta
• Unidade 3 – Operações com ângulos

2º TRIMESTRE

• Unidade 4 – Lugares geométricos
• Unidade 5 – Triângulos
• Unidade 6 – Aplicação de pontos notáveis na construção de triângulos

3º TRIMESTRE

• Unidade 7 – Quadriláteros
• Unidade 8 – Tangência


HISTÓRIA

1º TRIMESTRE

• Revisão: O absolutismo e o mercantilismo - o desenvolvimento do Estado e da economia na Era Moderna;
• O pensamento Iluminista e as Revoluções Burguesas;
• Revoluções Inglesas;
• Independência das colônias inglesas;
• Revolução Francesa;
• Revoltas coloniais na América;
• Transformações no trabalho e na sociedade industrial;
• Holandeses no Brasil.
• Expansão Territorial

2º TRIMESTRE

• Brasil: Independência e Primeiro Império;
• Assembleia Constituinte;
• Período Regencial;
• Rebeliões Regenciais;
• Independências na América Latina;
• Formação dos Estados Unidos da América;
• Império Napoleônico;
• O Congresso de Viena e a restauração do absolutismo;
• Fuga da Família real para o Brasil.

3º TRIMESTRE

• Ideologias políticas na Era Industrial;
• 1848: A Primavera dos Povos;
• Debate Cultural: Romantismo e Realismo;
• Brasil: Segundo Império;
• Brasil: Proclamação da República;
• Revolução industrial: 2ª fase;
• Formação da Itália e da Alemanha;
• A Belle Èpoque e a Primeira Guerra Mundial.



INGLÊS NIVEL 1


1º TRIMESTRE

• apresentar-se e cumprimentar
• identificar objetos escolares
• falar e escrever o alfabeto, números cardinais até 20, dias da semana e cores
• identificar membros da família, países e nacionalidades
• usar o verbo TO BE, pronomes pessoais e artigos indefinidos (A/AN)

2º TRIMESTRE

• descrever aposentos, mobílias e prédios públicos
• reconhecer o verbo CAN como forma de pedir permissão
• reconhecer o uso dos quantificadores SOME/ANY
• falar e escrever números cardinais até 1000 e ordinais até 99
• usar pronomes demonstrativos no singular (THIS/THAT) e o ´S como genitivo
• perguntar e responder sobre horas usando o formato analógico e digital . usar WHAT?, WHO? HOW? HOW MANY? WHERE?

3º TRIMESTRE

• descrever posses usando o verbo TO HAVE
• descrever gostos e atividades de lazer
• identificar verbos de ação relacionados a atividades escolares e de lazer
• reconhecer DO e DOES como auxiliares das formas interrogativa e negativa no presente simples

INGLÊS NIVEL 2

1º TRIMESTRE

• descrever rotinas, frequências de atividades usar o presente continuo
• usar pronomes e adjetivos interrogativos
• descrever e compreender informações sobre habilidades
• reconhecer verbos de ação
• identificar animais, sensações físicas, sentimentos e vocabulário para vestuário
• usar CAN para habilidade

2º TRIMESTRE

• usar verbos de ação
• usar verbos para descrever rotina, usar o PRESENTE SIMPLES e o PRESENTE CONTÍNUO
• identificar e usar vocabulário referente à bebida e comida
• identificar e usar substantivos contáveis e incontáveis
• descrever pessoas e falar das partes do corpo
• identificar pronomes possessivos no singular e plural
• uso de How much e How many

3º TRIMESTRE

• compreender e usar estrutura para ações em desenvolvimento
• compreender e usar estrutura para expressar rotinas
• identificar roupas, partes da casa
• identificar alimentos e bebidas
• discutir sobre diferenças culturais em diferentes países sobre hábitos e rotinas familiares

INGLÊS NIVEL 3

1º TRIMESTRE

• compreender descrições físicas e de personalidade de pessoas
• reconhecer SHOULD para expressar obrigação e proibição
• compreender as formas LET e WOULD LIKE para expressar sugestões
• reconhecer situações de compras e o uso do dinheiro e “mesadas” identificar diferentes formas do presente progressivo & presente contínuo
• identificar esportes & hobbies & transportes
• usar vocabulário específico para falar de aparência física

2º TRIMESTRE

• relembrar o presente progressivo para expressar ações em desenvolvimento
• compreender e reconhecer formas de se expressar o futuro com o presente progressivo, GOING TO e WILL
• expressar sugestões com LET´S, WHY DON´T WE, SHOULD, I WANT TO
• identificar e usar vocabulário sobre previsão do tempo, partes do corpo e verbos de ação
• usar pronomes possessivos

3º TRIMESTRE

• compreender e identificar situações de comparação de fatos usando o comparativo
• compreender e identificar situações de comparação de fatos usando o superlativo
• identificar e usar adjetivos
• reconhecer e usar TOO / ENOUGH
• compreender vocabulário de características geográficas e pontos cardeais

INGLÊS NIVEL 4


2º TRIMESTRE

• compreender e expressar ações no PRESENT PERFECT
• usar GOING TO / WILL (planos futuros e oferecimentos)
• identificar e usar expressões adverbiais que expressam tempo
• reconhecer os quantificadores: A LOT OF / LOTS OF / PLENTY / A FEW / A LITTLE

2º TRIMESTRE

• usar adjetivos que expressem sentimentos
• compreender PASSADO PROGRESSIVO x PASSADO SIMPLES
• compreender o uso dos pronomes reflexivos
• recordar e expandir o uso de expressões de comparação e de descrição física.

3º TRIMESTRE

• identificar e usar SHOUL / SHOULDN’T
• usar os tempos presente e passado, simples e progressivo
• praticar Advérbios
• usar vocabulário especifico

INGLÊS NIVEL 5

1º TRIMESTRE

• expressar ações rotineiras no PRESENTE SIMPLES e CONTÍNUO
• usar vocabulário para falar sobre hobbies, mobiliário, & profissões e trabalho
• relatar fatos passados
• expressar-se sobre tecnologia e meios de transporte

2º TRIMESTRE

• compreender e usar COMPARATIVOS e SUPERLATIVOS
• reconhecer o uso WILL e GOING TO & MAY e MIGHT
• usar advérbios e expressões que acompanham o presente perfeito: EVER, NEVER, JUST, ALREADY, YET, FOR, SINCE
• identificar quando se usa o passado simples ou o presente perfeito

3º TRIMESTRE

• compreender o que são situações condicionais
• identificar e usar o conector IF para apresentar condições e resultados
• identificar e usar o primeiro condicional
• reconhecer e aplicar estruturas de confirmação em diferentes tempos verbais (question tags)
• usar formas diferentes de se fazer pedidos e solicitações


PORTUGUÊS


1º TRIMESTRE

Objetivos:
• Rever todos os conceitos aprendidos na série anterior para dar continuidade aos próximos conceitos sintáticos que serão abordados no decorrer do ano letivo.
• Conhecer e identificar os tipos de vozes verbais.
• Sistematizar o emprego do verbo no modo imperativo.

Interpretação de texto:
• Variedades textuais.

Gramática:
• Classes gramaticais;
• Frase, oração e período;
• Sujeito;
• Predicado;
• Transitividade verbal;
• Adjunto Adverbial;
• Adjunto adnominal;
• Vozes do Verbo;
• Predicativo do objeto;
• Predicativo do sujeito;
• Modo Imperativo;
• Pontuação;
• Ortografia;
• Ortoepia e prosódia.

Produção de Texto:
• Tipos de discurso: direto, indireto e indireto-livre;
• Denotação e conotação;
• Narração;
• Tira;
• Poema/prosa;
• Texto jornalístico;
• Reportagem;
• Artigo;
• Texto humorístico;
• Texto ficcional;
• Texto informativo;
• Crônica;
• Campanha comunitária.

2º TRIMESTRE

Objetivos:
• Reconhecer o valor expressivo das figuras de linguagem em textos literários e em textos não literários.
• Construir os conceitos de complemento nominal.
• Observar e pôr em uso aspectos discursivos, estilísticos e semânticos relacionados ao complemento nominal.
• Observar o uso das vozes verbais na linguagem publicitária.
• Identificar e empregar adequadamente o agente da passiva.
• Construir os conceitos de aposto e vocativo.
• Observar e pôr em uso aspectos discursivos, estilísticos e semânticos relacionados à pontuação.
• Observar o papel semântico-estilístico da pontuação na construção do texto.

Interpretação de Texto:
• Variedades textuais.

Produção de Texto:
• O anúncio publicitário;
• A carta de leitor;
• História em quadrinhos;
• Fábula;
• Cartum;
• Correspondência oficial e comercial;
• E-mail;
• Regras de jogo;
• Debate;
• Carta argumentativa de solicitação e reclamação;
• Receita.

Gramática:
• Figuras de Linguagem;
• Complemento Nominal
• Aposto;
• Vocativo;
• Pontuação;
• Ortografia.

3º TRIMESTRE

Objetivos:
• Reconhecer e identificar as conjunções e seus respectivos valores.
• Compreender e distinguir o período composto por coordenação e por subordinação.
• Compreender e classificar os períodos compostos por coordenação.

Interpretação de Texto:
• Variedades textuais. Gramática:
• Período simples e composto;
• Conjunções coordenativas e subordinativas;
• Período composto por coordenação;
• Período composto por subordinação substantiva.
• Ortografia;
• Pontuação.
Produção de Texto:
• Produção de textos de aventura, medo e terror;
• Poema/prosa;
• Carta;
• Esquema;
• Resumo;
• Relatório;
• Charge;
• Estrangeirismo;
• Neologismos;
• Regionalismos;
• Roteiro de cinema;
• Abaixo-assinado;
• Teatro.


VIVÊNCIA POLÍTICA E SOCIAL

1º TRIMESTRE

• Política na História
• Diferentes formas de política ao longo das sociedades
• Existe uma política Correta?

2º TRIMESTRE

• O poder
• Mecanismos de poder
• O poder vale a qualquer custo

3º TRIMESTRE

• O verdadeiro Político
• O que é ser cidadão
• Podemos Mudar o Mundo?

© 2014   Criado por INDI.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço